A Fazenda Pereiras pertence à mesma família há 6 gerações, tendo sido fundada por Antonio Alves Cardoso, em 1840, no início da cultura do café. Nessa época, a fazenda era passagem dos tropeiros que iam para o Sul de Minas Gerais. Para receber os peregrinos da região, foi construída a Capela de Nossa Sra. dos Remédios no ano de 1894.
Em 1906, José Joaquim Lanhoso montou uma loja de secos e molhados e móveis para atender o Bairro dos Pereiras, aproveitando que a estrada de Itatiba para cidades próximas como Morungaba, Amparo e Serra Negra, passava no meio da fazenda.
Por volta de 1950, foi instalada uma Escola Municipal de Ensino Fundamental ao lado da Igreja, para atender à educação das crianças na região. Seu funcionamento durou até meados dos anos 80.
Em 2003, a fazenda iniciou a transição para a agricultura orgânica, livre de pesticidas e agrotóxicos, buscando a promoção de alimentos mais saudáveis, biodiversos e da conservação ambiental.
É o compromisso com as pessoas, a terra e a Terra que move a Fazenda Pereiras, uma propriedade rica em história e biodiversidade que atua com a multifuncionalidade da agricultura e da paisagem, ou seja, além da função primária de produzir alimentos saudáveis, realiza diversas atividades buscando fortalecer o espaço rural como um todo, promover o desenvolvimento regenerativo e conservar a natureza e a história local.